quinta-feira, 30 de agosto de 2012

ORIENTAÇÕES - PESQUISA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Olá pessoal,

Vamos utilizar esse espaço para colocar todas as orientações referentes a disciplina de Pesquisa na Prática Pedagógica. O conteúdo da disciplina é de suma importância pois os ajudará a esclarecer questões referentes a pesquisa, sua importância e características. 

MAPEAMENTO E DIAGNÓSTICO DA REALIDADE

  • O que é Mapeamento? Um ato intencional em que cada parte do todo precisa ser analisada e entendida, permitindo a compreensão prévia do "chão em que irá pisar";
  • É importante pesquisar o projeto político-pedagógico da instituição, na qual serão realizados os estágios; como foi construído, quem participou e como ele é aplicado;
  •  Observar a estrutura física da escola como um todo, número de salas, refeitório, quadra poliesportiva, número de alunos, número de professores, número de funcionários, banheiros, bebedouros, como estão organizadas as salas de aula e os corredores e Acessibilidade para PNE;
  • Observar o entorno da Escola, no que se refere aos estabelecimentos comerciais, posto de saúde, saneamento básico, ruas asfaltadas ou não, Associação de Pais e Mestres ou Associação de moradores atuantes na escola;
  • Observar a organização administrativa da Escola, quem são os gestores, como está organizada a estrutura organizacional do quadro de professores, orientadores, supervisores e coordenadores;
  • Observar o processo de inclusão da escola (número de alunos inclusos atendidos pela escola, estrutura do atendimento, sala apropriada, qual profissional atende, qual a formação do mesmo, em que período?

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DA DISCIPLINA DE PESQUISA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA – CONTEXTO ESCOLAR – CARTOGRAFIA DA ESCOLA 

Roteiro para o Mapeamento Escolar 

1º PASSO: Definir a equipe – de 2 a 5 componentes.
2º PASSO: Definição das escolas que serão mapeadas: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Atenção: as mesmas escolas para todo o grupo. 
3º PASSO: Apresentação da proposta de trabalho nas escolas. Levar: carta de apresentação e ficha de identificação. 
4º PASSO: Definir cronograma de mapeamento com as escolas. 
5º PASSO: Realizar o mapeamento escolar em cada uma das escolas (todos os integrantes do grupo devem cumprir as 10 horas destinadas ao mapeamento). 

Cronograma de atividades 

ATIVIDADE CARGA HORÁRIA (Importante para preenchimento da ficha de frequência)
  • Apresentação na escola de Ed. Infantil -2 horas
  • Apresentação na escola de Ensino Fundamental - 2 horas
  • Mapeamento da escola de Ed. Infantilm - 14 horas
  • Mapeamento da escola de Ensino Fundamental - 14 horas
  • Produção escrita do relatório - 8horas
  • Total - 40 horas
ESTRUTURA DO RELATÓRIO:

1. INTRODUÇÃO (1 página) 
Apresentar o objetivo de mapear as Instituições escolares. Conceituar Educação Infantil e Ensino Fundamental segundo a LDB. Fazer a identificação das escolas (nome, segmentos, endereço). Um texto único para as duas instituições mapeadas.
2. DESENVOLVIMENTO (5 páginas, divididas entre o mapeamento da educação infantil e do ensino fundamental)
Por uma questão didática, dividir o capítulo de desenvolvimento em subcategorias: 

2.1 MAPEAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL 
Descrever os dados obtidos analisando-os com fundamentação teórica, apresentando: 
  • Caracterização socioeconômica;
  • Estrutura física Organização e Funcionamento;
  • Planejamento;
  • Avaliação;
  • Função social da Escola.
2.2 MAPEAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Descrever os dados obtidos analisando-os com fundamentação teórica, apresentando: 
  • Caracterização socioeconômica;
  • Estrutura física Organização e Funcionamento;
  • Planejamento;
  • Avaliação;
  • Função social da Escola.


CONSIDERAÇÕES FINAIS (1 página) 
Fazer síntese (do grupo) sobre o trabalho realizado, citando as contribuições deste para a formação acadêmica. Texto único para toda a atividade de mapeamento. 

REFERÊNCIAS
Listar, em ordem alfabética, todas as referências utilizadas para a construção do trabalho.

ATENÇÃO:

Para a identificação da escola observar:

- Caracterização sócio-econômica (perfil do contexto sócio-econômico da escola: região em que está inserida, descrição da clientela).
- Estrutura física (descrição, características e utilização, com análise qualitativa).
- Organização e funcionamento (horário de funcionamento, número de turmas
e turnos, séries/anos ofertados, número de alunos por turno e turma, número de professores e funcionários, atividades extras oferecidas, atividades de contra-turno
ou em finais de semana, projetos especiais, etc).
- Planejamento (o que está previsto no Projeto Político Pedagógico, como ocorre, com qual frequência, elaborado com qual peridiocidade, quem é o responsável, quem
participa, quais os pressupostos, etc).
- Em quais níveis o planejamento é elaborado (planejamento do professor, plano de ação institucional, plano de gestão).
- Avaliação (o que está previsto no Projeto Político Pedagógico, como ocorre na escola, quem planeja, quando acontece, quais os objetivos, como é registrada, pressupostos). - Em quais níveis a avaliação ocorre (avaliação da aprendizagem, avaliação institucional, avaliação de gestão, avaliação anual, etc). - Função social da escola (o que está registrado no Projeto Político Pedagógico, o que foi observado e vivenciado, qual a função da escola para alunos, professores, gestores, comunidade, funcionários e estagiários).

  • Elaborar apenas UM relatório;
  • Mapear as duas instituições;
  • Deve ser elaborado por todos os integrantes da equipe;
  • Constituir e cadastrar o grupo e postar apenas uma vez na ferramenta relatório;
  • Verifiquem os materiais postados no link “fichas de Pesquisa e Prática Pedagógica“.

Cuidados! Não fugir do tema ou das orientações. Não estruturar o relatório com base em outro modelo. Plágio é crime! Chegou o momento de participar, reunir-se com seu grupo de trabalho, discutir as orientações que acabaram de receber. Caso tenham dúvidas com relação as orientações supracitadas, entrem em contato com o fórum da referida disciplina.

Qualquer dúvida estou à disposição,

Abraços,

Inaiara

Nenhum comentário:

Postar um comentário